"O alicerce fundamental da nossa obra é a JUVENTUDE" (Che Guevara)

sábado, 5 de novembro de 2011

JUVENTUDE NAS PRÁTICAS DE SAÚDE


        
Desde a Constituição de 1988, o Ministério da Saúde tem o compromisso de reestruturar o modelo de atenção a saúde no Brasil partindo de um referencial de saúde como direito de cidadania, pressupondo a organização de serviços cada vez mais resolutivos, integrais e humanizados.
       
      A Constituição Federal de 1988* (artigo 227) estabelece que: É um dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

      Nesse contexto é fundamental desenvolvermos ações práticas que possibilitem aos jovens a garantia desses direitos, assim como, novas propostas que fundamentem o ser jovem enquanto sujeito de direitos coletivos, sua autonomia deve ser respeitada, suas identidades, formas de agir, viver e se expressar valorizadas ( NOVAES, CARA, SILVA, 2006).*

Assim o PROJOVEM URBANO pólo de Irecê, núcleo Itaberaba Ba tem buscado reorganizar suas metodologias pedagógicas, com o objetivo de fortalecer a transformação do processo de formação, garantindo aos jovens a promoção dos seus direitos e elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania. Na perspectiva da Qualificação Profissional em Saúde temos pensado em metodologias que garantam aos estudantes uma aproximação com os cenários de saúde da localidade na qual os estudantes do PJU estão inseridos.

Partindo desse pressuposto realizamos no dia 20/10/11 uma atividade prática no CEMUR – CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO/Itaberaba-Ba, Unidade de Referência de Média Complexidade, formada por uma equipe Multiprofissional (Assistente Social, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Médico e Enfermeiro/a) como proposta de desenvolvermos a Qualificação Profissional no Arco Saúde. O nosso conteúdo teórico tem abordado sobre o processo de trabalho do Auxiliar Administrativo na área Hospitalar e em Clínicas.

        Nessa visita os estudantes conheceram como essa Unidade de Referência está estruturada e organizada, assim como, o processo de trabalho da equipe destacando as competências do Aux. Administrativo foco do nosso estudo.

Carla Aquino Assistente Social, apresentando a Unidade do CEMUR
para os estudantes do PJU.


Outros espaços do CEMUR


Ginásio de Reabilitação


Aprendendo sobre o funcionamento das Próteses


Próteses Infantil


Novas descobertas...


Integração estudantes do PJU e Dona Arlete, usuária do CEMUR


Processo de Trabalho Setor Administrativo


Processo para organização dos Arquivos


Organização dos Arquivos - Tema Central do livro Arco Saúde
no capítulo sobre Aux. Administrativo


Organização dos Arquivos

Coordenador Saulo esclarecendo dúvidas dos estudantes

Organização por ordem alfabética


Cartilha sobre os DIREITOS SOCIAIS E PREVIDENCIÁRIOS
DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Guia Básico de Orientação


Juventude nas Práticas de Saúde...Integração PJU e Equipe do CEMUR.

________________________________________________________________
 *Política Nacional de Juventude: diretrizes e perspectivas/Regina Célia Reys Novaes, Daniel Tojeira Cara, Danilo Moreira da Silva, Fernanda de carvalho Papa. São Paulo, 2006. p 140.
*Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Acesso em: 05/11/11



Um comentário:

  1. Lua, como é bom saber que existem pessoas como vc que leva a sério aquilo que deve ser levado a sério!
    Teríamos um país melhor se os profissionais trabalhassem com essa sua garra!
    Parabéns!!!
    bjs

    ResponderExcluir