"O alicerce fundamental da nossa obra é a JUVENTUDE" (Che Guevara)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E ARTE!

      No dia 13 de setembro os estudantes do PROJOVEM vivenciaram uma aula diferente. Nos reunimos na Praça JJ em Itaberaba para acompanhar a atividade de ARTE e EDUCAÇÃO realizada pelo GRUPO GAPA Bahia (Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS).




 Estiveram presentes na Praça JJ para acompanhar o espetáculo do GRUPO GAPA
estudantes do PROJOVEM,  da Rede Municipal e Estadual de ensino.


Esperando o espetáculo começar...


Turma do PJU reunida!!!!
    
     O GAPA Bahia possui ações destinadas as áreas prioritárias no combate à HIV/AIDS, tais como populações socialmente marginalizadas, dando ênfase às mulheres, por serem as mais atingidas pela síndrome, população negra, moradores de favelas e homossexuais. A instituição também dá uma atenção especial aos adolescentes, principalmente aos de periferia, aos pais e professores. Outra ação que faz parte das estratégias de prevenção é o projeto  Plataforma Solidariedade – Prevenção à AIDS através da arte.



     A Plataforma Solidariedade é um projeto de arte-educação que visa promover a sensibilização, mobilização e capacitação de adolescentes, para que se tornem agentes de mudanças de comportamento junto a outros adolescentes, tomando como tema a prevenção à AIDS estimulando a prática de exercício da solidariedade e respeito ao outro. É um projeto itinerante de ação educativa que utiliza a arte como linguagem para difundir uma cultura de prevenção à doença entre jovens de baixa renda do estado da Bahia.



     O projeto capacita um grupo de 25 adolescentes, entre 14 e 24 anos, estudantes de escola pública de comunidades de baixa renda, que realizam montagem e apresentação de um espetáculo de música e teatro, promovendo uma cultura solidária e cidadã. Para isso, é utilizado um “caminhão-palco”, que leva o espetáculo para os bairros de Salvador, municípios da Bahia, assim como outros Estados da região Nordeste. Desde a sua primeira apresentação, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, dentre eles jovens, estabelecendo uma comunicação e abrindo um maior diálogo acerca da AIDS e assuntos relacionados.



       Os estudantes do PJU tiveram participação ativa nessa atividade. No final do espetáculo o GRUPO GAPA desenvolve uma interação com o público por meio do sorteio de brindes (camisas, bonés e garrafinhas para água), nesse momento o público tem que responder as perguntas referentes ao tema do espetáculo.As estudantes Cremilda, Vanuza Guerra e Cremilda representaram o PJU respondendo as questões sobre, métodos contraceptivos, fluídos que veiculam o vírus HIV e porcentagem de probabilidade para que um bêbe não seja portador do vírus caso os pais sejam soro positivo. As meninas garantiram seus brindes e demonstram conhecimento sobre o tema abordado!!!!!


Cremilda respondendo sobre
Métodos Contraceptivos...

Arrazou!!!


Vanuza respondendo sobre a porcentagem para
que um bêbe não seja soro positivo, mesmo tendo
pais Soro Positivo...


Garantiu seu brinde hehehehe!!!!


Clemildes respondendo sobre os fluídos
que podem veícular o vírus HIV...


Também ganhou brinde!!!!



Integração GRUPO GAPA e ESTUDANTES do PJU!!

JUVENTUDE...

"O alicerce fundamental da nossa obra é a juventude."
(Che Guevara)

EDUCAÇÃO...


ARTE...

"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta."



 

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário